sexta-feira, 15 de maio de 2009

Atividade do OCA II, no dia 13 de maio.

Na última quarta-feira, dia 13 de maio,  tivemos mais um encontro dos integrantes do OCA II, onde começamos a discutir sobre o café deste mês que será dia 31. Foi decidido pela turma da manhã o tema do debate do café e pela turma da tarde quais os temas dos textos para o jornal. Além desta ações, assistimos ao longa metragem israelense “Valsa com Bashir”. A idéia é ampliar o repertório cultural dos monitores com atividades de leitura e interpretação de obras audiovisuais. Durante a análise, os jovens apontaram que a animação é uma linguagem interessante, onde fica menos forte a exposição visual de uma temática tão sangrenta como a do filme (a guerra do Líbano). Segundo os jovens isto prende mais a atenção do público e leva o expectador para fora da realidade, o que se altera no momento do filme onde a animação é substituída por imagens reais. Um ponto observado que tem muita relação com o trabalho que desenvolvemos é a preocupação com o resgate da memória pessoal (temática do filme), pois mostra que temos como costume apagar de nossa memória aquilo que não nos convém, negando assim nossa história e nossa verdade. Foi interessante também porque pudemos ver como é a vivência no oriente médio, a relação entre Israel e a Palestina, além da comparação dos campos de extermínios nazistas com os massacres israelenses contra os palestinos.

5 comentários:

Angelica disse...

Este filme foge dos pedroes de filmes convencionais,aliás geralmente filmes que contam sobre morte e guerra são usados imagens reais,mas este ñ, ele foi feito todo em forma de desenho,e issso fez com nós entrassemos em debate

EDu Bustamante disse...

Realmente foi uma atividade bem legal neste dia, fiquei contente em ver que todos curtiram muito este filme que trouxemos pra vocês. Achamos que ele tem uns aspectos legais a serem explorados, como a linguagem (animação HQ), a temática (memória) e o conteúdo político em qual a trama se passa.
Legal Galera!!!

salatiel disse...

o filme em desenho,foi uma jogada de mestre!!poís o filme assim chama
mais a atenção do publico,as chasinas,mortesetc...
passam meio que desapercebido,o curta metragem foi bem legal,pricipalmente no finalm
com as cenas verdadeiras!!
É precisamos mais desse flimes!!!
pois gara muitos debates e
discussões...
é até lá!!!!!!

FABI GOMES :) disse...

EU ACHEI ESSE FILME MUITO INTERESSANTE POR ELE TER SIDO PRODUZIDO EM FORMA DE DESENHO, ISSO CHAMOU MUITO A ATENÇÃO DO GRUPO E PRINCIPALMENTE A MIM! SINCERAMENTE SE FOSSE UM FILME COM IMAGENS DE PESSOAS HUMANAS, SERIA MUITO PESADO E CHATO PRA ASSISTIR, MAS PELA SUA FORMA DE DESENHO FICOU MAIS CLARO E EMPOLGANTE :) E COM CERTEZA NÃO FUGIU DA INTENÇÃO DE MOSTRAR O QUE REALMENTE ERA

Tiago Conelheiro disse...

esse video foi d + muito bacana, ele mostra uma outra realidade totalmente diferente, pois ele é todo feito em desenho, mostrando a realidade somente no final esse filme é impressionante recomendo, e isso ai galera vamos fazer a diferença.