sábado, 28 de agosto de 2010

Peça teatral Blecaute

Fomos a um evento do SEDES SAPIENTAE em Perdizes participar de um debate sobre os vários tipos de violência, mas para incrementa a discussão o evento começou com uma peça chamada “Blecaute”
A peça foi inspirada na historia de um rapaz presidiário de um reformatório, onde um homem escocês decidiu fazer uma entrevista com este jovem, o protagonista Thiago.
A historia se transformou numa peça.
Thiago vivia numa família complicada, a mãe apanhava do pai que abandonou a família quando Thiago ainda era pequeno. Mesmo sua mãe tomando conta de tudo o jovem cresceu com a presença do avô, considerado por ele a única pessoa que podia confiar. Os tempos se passam e seu avô morre por motivo de um câncer, foi ai que Thiago se sentiu mais sozinho ainda.
Na escola o rapaz sofria de bulling por ter virado gótico, estar sempre usando roupas escuras, seu estilo “diferente”e seu isolamento das outras pessoas. Por estas situações percebe - se que Thiago esta em conflito com ele mesmo.
Por estar sempre sozinho e humilhado por quem esta a sua volta, Thiago decide vira Skinhead, e com o tempo demonstra estar agressivo, e começa a bater e apanhar por puro prazer sem se importar com as dores.nesse novo contexto Thiago faz amigos em baladas é incentivado a usar droga, por estes mesmos amigos.
Certo dia Thiago chega em casa transtornado, fora de si, e quando sua mãe lhe exige explicações, ele acaba partindo pra cima dela, agredindo – a,quebrando tudo que via pela frente.
Depois de certo tempo Thiago cumpre boa parte da pena, e a juíza lhe dá uma sentença de liberdade condicional, e também lhe concede uma segunda chance. As ultimas palavras de Thiago são “Eu só queria que alguém ficasse do meu lado”.
Alem de nós, representantes do GA pantanal, estavam presentes psicólogos, assistentes sociais, filosofo (prof.º), representantes de outro projetos. No debate foram apontados outros tipos de violência como, a violência a criança.

Nenhum comentário: