terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Retrospectiva PROJETO OCA JARDIM MIRIAM



Na atividade de produção de roteiro, realizada no mês de outubro, foi exposta uma estrutura de roteiro utilizada para filmes de ficção, eles escolheram o tema e o gênero, e individualmente escreveram suas histórias. Alguns roteiros foram lidos e analisados e algumas questões foram sendo pontuadas. Durante a leitura fizemos uma adaptação da história direcionada para o modelo de roteiro. O intuito foi abordar de forma geral e fazê-los conhecer a estrutura, visando uma prática de escrita e fazer uma relação com o momento da filmagem. Nesta atividade eles puderam além de conhecer uma estrutura de escrita direcionada para o cinema, treinar a escrita.
A atividade de produção de roteiro durou mais um dia onde foram desenvolvidas mais adaptações, visando a construção de roteiro de ficção. Aqueles que já haviam seguido a estrutura passaram para o roteiro técnico, onde dividimos a história em: imagem, som e minutagem. O roteiro técnico ajuda a desenvolver uma noção de imagem (enquanto espaço), som (captado direto da cena ou construído e música) e minutagem (duração da ação); Finalizamos este dia com uma sessão Charlie Chaplin, com "O Barbeiro", um curta-metragem de aproximadamente 2 minutos; e os 10 minutos iniciais do filme "Tempos Modernos". Depois da exibição conversamos sobre direção, direção de atores e a influência do ritmo da música na imagem.
Produções de texto também são direcionadas para matérias de jornal, e podem ser lidas no Jornal da OCA distribuído para a comunidade no Café da OCA, realizado a cada bimestre. Estas produções contribuem não só na escrita, como também na fala em público, trabalhar em grupo e saber se expressar, seja num ambiente mais descontraído, seja num ambiente de trabalho. As atividades estão sempre acompanhadas de discussão e todos podem colocar seu ponto de vista, experiências e conhecimento. Há diversidade no olhar, na fala, no agir que são compartilhados durante as atividades e que muitos lugares não são capazes de enxergar e interagir de forma positiva com os jovens.
O OCA é um espaço que possibilita interação entre os jovens em meio a diversidade, através destas atividades e dos meios de comunicação que as englobam: produção de roteiro, fotografia, jornal, eventos como o Café na OCA. Estes jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e pela comunicação e arte puderam se desenvolver enquanto jovens ativos, comunicativos e com um olhar mais crítico da sociedade que vive e dos meios de comunicação.




Nenhum comentário: