Na atividade de produção de roteiro, realizada no mês de outubro, foi exposta uma estrutura de roteiro utilizada para filmes de ficção, eles escolheram o tema e o gênero, e individualmente escreveram suas histórias. Alguns roteiros foram lidos e analisados e algumas questões foram sendo pontuadas. Durante a leitura fizemos uma adaptação da história direcionada para o modelo de roteiro. O intuito foi abordar de forma geral e fazê-los conhecer a estrutura, visando uma prática de escrita e fazer uma relação com o momento da filmagem. Nesta atividade eles puderam além de conhecer uma estrutura de escrita direcionada para o cinema, treinar a escrita.
A atividade de produção de roteiro durou mais um dia onde foram desenvolvidas mais adaptações, visando a construção de roteiro de ficção. Aqueles que já haviam seguido a estrutura passaram para o roteiro técnico, onde dividimos a história em: imagem, som e minutagem. O roteiro técnico ajuda a desenvolver uma noção de imagem (enquanto espaço), som (captado direto da cena ou construído e música) e minutagem (duração da ação); Finalizamos este dia com uma sessão Charlie Chaplin, com "O Barbeiro", um curta-metragem de aproximadamente 2 minutos; e os 10 minutos iniciais do filme "Tempos Modernos". Depois da exibição conversamos sobre direção, direção de atores e a influência do ritmo da música na imagem.
Produções de texto também são direcionadas para matérias de jornal, e podem ser lidas no Jornal da OCA distribuído para a comunidade no Café da OCA, realizado a cada bimestre. Estas produções contribuem não só na escrita, como também na fala em público, trabalhar em grupo e saber se expressar, seja num ambiente mais descontraído, seja num ambiente de trabalho. As atividades estão sempre acompanhadas de discussão e todos podem colocar seu ponto de vista, experiências e conhecimento. Há diversidade no olhar, na fala, no agir que são compartilhados durante as atividades e que muitos lugares não são capazes de enxergar e interagir de forma positiva com os jovens.
O OCA é um espaço que possibilita interação entre os jovens em meio a diversidade, através destas atividades e dos meios de comunicação que as englobam: produção de roteiro, fotografia, jornal, eventos como o Café na OCA. Estes jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e pela comunicação e arte puderam se desenvolver enquanto jovens ativos, comunicativos e com um olhar mais crítico da sociedade que vive e dos meios de comunicação.
A atividade de produção de roteiro durou mais um dia onde foram desenvolvidas mais adaptações, visando a construção de roteiro de ficção. Aqueles que já haviam seguido a estrutura passaram para o roteiro técnico, onde dividimos a história em: imagem, som e minutagem. O roteiro técnico ajuda a desenvolver uma noção de imagem (enquanto espaço), som (captado direto da cena ou construído e música) e minutagem (duração da ação); Finalizamos este dia com uma sessão Charlie Chaplin, com "O Barbeiro", um curta-metragem de aproximadamente 2 minutos; e os 10 minutos iniciais do filme "Tempos Modernos". Depois da exibição conversamos sobre direção, direção de atores e a influência do ritmo da música na imagem.
Produções de texto também são direcionadas para matérias de jornal, e podem ser lidas no Jornal da OCA distribuído para a comunidade no Café da OCA, realizado a cada bimestre. Estas produções contribuem não só na escrita, como também na fala em público, trabalhar em grupo e saber se expressar, seja num ambiente mais descontraído, seja num ambiente de trabalho. As atividades estão sempre acompanhadas de discussão e todos podem colocar seu ponto de vista, experiências e conhecimento. Há diversidade no olhar, na fala, no agir que são compartilhados durante as atividades e que muitos lugares não são capazes de enxergar e interagir de forma positiva com os jovens.
O OCA é um espaço que possibilita interação entre os jovens em meio a diversidade, através destas atividades e dos meios de comunicação que as englobam: produção de roteiro, fotografia, jornal, eventos como o Café na OCA. Estes jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e pela comunicação e arte puderam se desenvolver enquanto jovens ativos, comunicativos e com um olhar mais crítico da sociedade que vive e dos meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário