terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Retrospectiva PROJETO OCA PANTANAL 2012 !!!


Neste ano de 2011, passaram pelo Projeto OCA, oficinas e núcleo (NAC) mais de 150 jovens. As oficinas do OCA tiveram turmas no primeiro e no segundo semestre.
Nas Oficinas os educandos, criaram programas de rádio desde o momento da escrita do roteiro até a finalização, realizaram dinâmicas, jogos teatrais que contribuiram para o desenvolvimento de habilidades como o improviso e principalmente a inibição da timidez, praticaram o olhar crítico, através de atividades de análise da grande mídia, fizeram também gravações de alguns vídeos na comunidade e contribuiram na organização de eventos como o Café na Oca, além de atividades externas como ao MIS (Museu de Imagem e Som), a Votorantim Metais, ao Parque da Cidade em SJC, onde tiveram oficinas de papel reciclado e de fotografia, e Programas de Tv.
Nessas visitas os jovens demonstraram interesse e maturidade, nossa última visita foi ao Parque da Cidade, só que desta vez foi diferente, os jovens do Projeto, oficinas e NAC, ministraram oficina de rádio para mais de 150 jovens participantes. Foi uma oportunidade dos jovens mostrar o que aprenderam, pois a grande chave é transmitir o conhecimento.
Os Jovens do NAC (Núcleo de Arte e Comunicação) participaram também dessas atividades externas, e além disso, realizaram outras atividades focada mais na técnica e não deixando de lado o desenvolvimento humano.
No núcleo os participantes encontram um espaço aberto para opiniões, e tem ciência de que apesar de haver opiniões divergentes todas são válidas e respeitadas. Portanto, na conciliação de divergências que fazemos produções como: Comunicação em massa (impressos, cartaz de divulgação, jornais), Produção Audiovisual, Produção Radiofônica, Pesquisas de Campo, Desenvolvimento na elaboração de argumentos, Produção de Eventos, Criação e Gerenciamento das redes sociais. Todas essas realizações são criadas e finalizadas no núcleo, os jovens participam de todo o processo. E durante esse ano, é nítida a evolução e maturidade dos jovens que é transpassada nessas obras. Já que, realizadas de forma coletiva os participantes tem suas idéias, que geram discussões em torno do tema, as quais propiciam a troca de experiências e conhecimentos, que por sua vez se materializam e são concretizados nessas produções.
Os participantes saem do núcleo sabendo: manusear instrumentos como,câmeras fotográficas e filmadoras, equipamentos de som e utilizar softwares de edição de som, vídeo e de diagramação. Além do desenvolvimento na maneira de se expressar e saber defender suas idéias.
Tivemos um ano incrível e com ótimos resultados, vemos isso nos atos e nas palavras de cada um que passou pelo Projeto. Não só os jovens mas seus familiares, e até mesmo os moradores da própria comunidade.
E 2012 vem aí para que mais pessoas tenham essa oportunidade.
Paz!!

Nenhum comentário: